Home
Nossa História
Nossa História - Capuava Cachaçaria

Somos uma empresa centenária com espírito eternamente jovem.

Seja bem vindo à Fazenda Capuava e às nossas empresas.
Nossa História
Tradição é a nossa base!

A história da nossa família começa com a vinda para o Brasil do dinamarquês Christiano Matthiessen, engenheiro civil e abolicionista que, estimulado pelo amigo Dr. Prudente de Morais (na época governador do estado de São Paulo e, posteriormente o 3º. presidente da nossa República), foi contratado para realizar a divisa entre os Estados de SP e Paraná e também a estrada que liga BH ao Espírito Santo.

Apaixonado pelas terras planas e propícias à agricultura de Piracicaba, que se assemelhavam à sua terra natal, Christiano adquiriu sua propriedade e em 22 de Abril 1886 fundou a Fazenda Capuava, dando-a de presente de casamento à sua esposa Sophia Rehder Matthiessen.

+ de 130
Anos
Empreender faz parte da nossa história

A fazenda iniciou suas atividades com inovações e técnicas modernas na fabricação de peças de madeira comumente utilizada pelos dinamarqueses na produção do destilado AQUAVIT. A bebida de origem escandinava e muito apreciada pela colônia dinamarquesa, não existia no país.

Aproveitando o privilegiado solo e condições climáticas, a fazenda investiu no cultivo da cana de açúcar e na produção de um destilado alcoólico que atendesse essa demanda. A nossa cachaça!

Christiano Matthiessen sempre trabalhou para o crescimento da cidade de Piracicaba e teve destaque no cenário público:

  • Foi vereador da 1ª Câmera de Vereadores de Piracicaba, com importante atuação no saneamento básico da cidade (Setembro de 1892 assumiu a chefia da “Higiene e Saúde“ do município / fonte : Artigo publicado no Jornal de Piracicaba, do dia: 25-3-1964 por Leandro Guerrini “Nomes Que a Cidade Guardou”)
  • Participou da lei No. 1 do livro 1o – Lei Orgânica do Poder Executivo Municipal
  • Fez parte da primeira Câmara Municipal Republicana, eleita pelo povo
Investimento em pessoas

Com o falecimento de Christiano em 1904, a fazenda passa a ser conduzida por sua esposa Sophia, já com 04 filhos: Charlotte Rehder Matthiessen (1887-1969), Henrique Christiano Matthiessen (1895-1966), Hortência Matthiessen (1899-1979) e Tagea Matthiessen Gudmon (1904-1986)

Mulher corajosa e de fibra, Sophia Rehder Matthiessen estava com 34 anos quando assumiu a direção da Capuava, e estimulou o seu desenvolvimento mantendo vivo o sonho do marido e as raízes do empreendedorismo de nossa família.

Além das atividades triviais que a família exigia na época e de todo empenho na condução das atividades da fazenda, Dna. Sophia, como era carinhosamente chamada, trabalhou ativamente em prol de projetos sociais muito importantes para a região.

Atendeu famílias carentes do bairro Vila Nova e contribuiu financeiramente para a educação, estimulando a criação da escola na vila para os filhos dos funcionários do Engenho Capuava e também para a comunidade local. Manteve por muito anos uma contribuição mensal para essa instituição.

Foi também uma das responsáveis pela construção da Capela Vila Nova, erguida com donativos provenientes da fazenda.
Hoje a sua presença está representada em nomes de estradas e ruas de nossa cidade.

A fazenda Capuava
Pioneirismo

A fazenda Capuava foi pioneira na mecanização agrícola do Brasil, iniciando o processo em suas lavouras já no ano de 1921.

Em 1923 foi também a primeira no Brasil a produzir gás carbônico através da fermentação do caldo de cana.

Em 1931, com licença da “Dansk Gærindustri” (Indústria Dinamarquesa de Fermento) fabricou pela primeira vez no nosso país o fermento seco, destinado ao preparo do pão.

fonte : Artigo publicado no Jornal de Piracicaba, do dia: 25-3-1964 por Leandro Guerrini “Nomes Que a Cidade Guardou”

Nossa vocação
Cachaças de Qualidade: Dedicação a cada etapa do processo produtivo.

Com o excelente solo e clima propício, foi com a cana-de-açúcar que a Fazenda Capuava encontrou a sua vocação.

Muito trabalho e dedicação da família ao longo dos anos, para atender os paladares da colônia e do mundo, aplicando tecnologia aos terroirs, com nuances “bem brasileiras”.

Iniciamos a fabricação de uma das primeiras Cachaças Artesanais da região e nos mantemos produzindo e engarrafando com compromisso e respeito às nossas tradições.

Christiano e Sophia deram início à nossa história que se perpetua até hoje, já na 4ª. Geração. E a seu exemplo, investe cada vez mais em inovação e tecnologia.

CAMPO e ENGENHO são trabalhados com muito estudo, dedicação, investimento e paixão.

O nosso expertise proporciona cachaças que atendem aos diversos padrões organolépticos exigidos no segmento de bebidas finas, e que fornecemos ao redor do mundo.

Nossos Valores

Ética
Integridade
Comprometimento
Inovação
Responsabilidade ambiental
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Buscamos o aprimoramento contínuo de nossos produtos com muito respeito às nossas origens, e ao meio ambiente.

Ver mais
Acesse também: